Dor de ouvido após banho de mar ou piscina

Dor de ouvido após banho de mar ou piscina: como identificar e tratar

Com a chegada do verão, muitas pessoas aproveitam os dias mais quentes para tomar um banho de piscina ou de mar. Mas como consequência, as férias podem ficar marcadas pela dor de ouvido. A otite externa – nome dado para a infecção na orelha – normalmente é causada pelo excesso de água acumulada. A umidade auxilia na proliferação de bactérias e fungos, que causam a infecção.

Se não tratada corretamente, a otite externa pode evoluir para casos mais graves de otites recorrentes e até dores de ouvido crônicas.

Quais os sintomas da otite externa?

Normalmente a otite externa é caracterizada pela dor e pela sensação de ouvido entupido. Em alguns casos pode acontecer a perda temporária de audição, além de secreção e prurido. As crianças são as mais propensas a terem otite, por suas características anatômicas. Assim que aparecerem os sintomas, é importante procurar um otorrinolaringologista e não tentar introduzir algum tipo de objeto ou usar soluções ou medicamentos por conta própria para tentar amenizar a dor.

Como prevenir e tratar a otite externa?

Para prevenir a infecção é importante tomar alguns cuidados:

– Ao sair da piscina ou do banho de mar, enxugue a orelha com cuidado. Para isso, use uma toalha macia para retirar a água que ficou acumulada.

– Pessoas que praticam natação ou estão constantemente tomando banhos de piscina ou de mar podem usar protetores específicos para a orelha. Estes evitam a entrada de água e, consequentemente, previnem a otite.

– Se você percebeu que já está com a infecção, procure um otorrinolaringologista o quanto antes.

O que NÃO fazer:

– Não introduza objetos como hastes flexíveis de algodão, grampos ou palitos para tentar eliminar a cera. A cera do ouvido é uma importante defesa do canal auditivo e, ao retirá-la, você facilita a proliferação dos fungos e bactérias que podem causar a otite.

– Não coce o ouvido com força.

– Não faça automedicação nem use soluções caseiras. Esse tipo de ação pode aumentar ainda mais a infecção.

Como é o tratamento da otite externa?

O seu médico otorrinolaringologista é quem vai indicar qual o melhor tratamento dependendo do caso. Muitas vezes é necessário recorrer a antibióticos e gotas otológicas que devem ser colocadas na orelha.

Durante o tratamento, é importante evitar o contato com a água.

Dor de ouvido após banho de mar ou piscina
Bonebridge

Implante auditivo de condução óssea: entenda como funciona o Bonebridge

Pessoas com perda auditiva mista, perda auditiva após cirurgia de ouvido médio, malformações, perda auditiva condutiva ou surdez unilateral podem ser beneficiadas pelo Bonebridge. O implante ativo de condução óssea é uma tecnologia austríaca que permite ao paciente voltar a receber as ondas sonoras que são transmitidas diretamente ao ouvido interno, onde são processadas como o som natural.

O implante pode ser colocado em adultos e crianças a partir dos cinco anos. Diferente de outros sistemas, o Bonebridge reduz as chances de irritação na pele, já que ele mantém a pele intacta e fica invisível.

Como funciona o implante de condução óssea

No caso de pessoas com perda auditiva condutiva ou mista, o som não segue o caminho natural do ouvido externo, passando pelo médio até chegar ao interno. Com o implante de condução óssea, as ondas sonoras são transmitidas diretamente do osso do crânio até o ouvido interno, onde o som é processado e o paciente volta a ouvir.

A colocação do implante é feita por meio de cirurgia. O procedimento é considerado minimamente invasivo e dura de 30 minutos a 1 hora. O implante é colocado sob a pele, que é mantida intacta, o que reduz o risco de complicações.

Depois da cirurgia o sistema já começa a funcionar, mas dependendo do caso, o paciente precisa passar por um acompanhamento com fonoaudiólogo para realizar os ajustes necessários na intensidade e volume do som.

Como é o sistema Bonebridge

O Bonebridge é composto por duas unidades distintas: a interna, que é formada por uma antena receptora, imã, demodulador e FTM. Já a externa consiste no processador de fala, microfone e a bateria. Esse sistema é chamado de SAMBA, que é colocado sob o cabelo e faz a conexão com a unidade interna.

A tecnologia foi desenvolvida para que o processador de áudio seja o mais fino possível, consequentemente, torna-se confortável durante o uso.

Entre outros benefícios do implante ainda está a possibilidade de atualização do processador, mesmo após a sua colocação. Isso garante que o sistema estará sempre funcionando conforme as tecnologias mais recentes lançadas.

Bonebridge
descongestionantes nasais

Descongestionante nasal: não use sem orientação médica

Um dos sintomas mais comuns entre pessoas que têm rinite, sinusite ou que estão com resfriado é o nariz entupido. Quando isso acontece, muita gente recorre para o uso de descongestionantes nasais que, se usados indiscriminadamente e sem o acompanhamento de um médico otorrinolaringologista, podem se tornar perigosos e até desenvolver uma dependência a estes medicamentos.

Mas antes de falar dos riscos de usar os descongestionantes nasais, é importante entender como que o nariz fica entupido e qual a ação destes remédios.

Quando temos quadros como resfriados fortes, rinite alérgica ou sinusite, normalmente apresentamos a congestão nasal. Ou seja, o nariz fica entupido e temos dificuldade de respirar. Isso acontece porque os vasos sanguíneos das conchas nasais dilatam causando a obstrução da passagem do ar.

Os descongestionantes nasais atuam no processo de contração dos vasos e isso melhora a congestão nasal. Normalmente, o efeito destes medicamentos acontece de forma muito rápida.

Quais os riscos de usar descongestionantes nasais?

Apesar de aliviarem a congestão rapidamente, os descongestionantes nasais fazem uma vasoconstrição “artificial” e logo os vasos sanguineos voltam a expandir e a entupir o nariz.

Neste processo, a pessoa acaba tendo que utilizar o remédio constantemente para liberar as vias aéreas e, como consequência, usar quantidades maiores de descongestionante.

O uso indiscriminado e sem acompanhamento médico pode irritar a mucosa do nariz e até elevar a pressão arterial, já que o medicamente atua na vasoconstrição.

Mas quando é possível usar os descongestionantes nasais?

Normalmente os médicos otorrinolaringologistas indicam o uso de descongestionantes nasais em casos específicos e por breves períodos de tratamento. Por exemplo, quando o paciente está com o nariz entupido e tem dificuldades para dormir. Entretanto, a quantidade do medicamento e a dosagem devem ser definidas pelo médico.

Soro fisiológico é uma boa opção para a limpeza nasal

Uma maneira simples para auxiliar a descongestionar o nariz é usar soro fisiológico. A solução ajuda a deixar as narinas limpas, evita o ressecamento e não tem efeitos colaterais. Usar o soro é uma importante medida na prevenção de resfriados, crises de rinite e até mesmo sangramentos na narina.

descongestionantes nasais