Quando é preciso fazer a cirurgia das amígdalas

A cirurgia para retirada das amígdalas é um dos procedimentos mais realizados na Otorrinolaringologia. Tecnicamente chamada de amigdalectomia, a “cirurgia das amígdalas” é uma intervenção é realizada geralmente em casos de amigdalite crônica ou quando o tratamento com antibióticos não apresenta os resultados desejados, halitose por retenção de alimentos nas amígdalas e  tumores de amígdala. Ela também costuma ser feita quando as amígdalas aumentam muito de tamanho, obstruindo as vias respiratórias, ocasionando apneias do sono.

A cirurgia em si pode ser realizada de várias maneiras. No COF utilizamos há mais de 15 anos o LASER.

O procedimento dura entre 30 minutos e 1 hora. O paciente volta para casa no mesmo dia, após algumas horas de internação. O passo a passo é relativamente simples. Uma pinça é inserida pela boca da pessoa que está sendo operada e a remoção é feita em pouco tempo, sem cortes ou pontos.

[Leia mais: Quando consultar um otorrinolaringologista]

Como é a recuperação após a cirurgia das amígdalas

Para que a cicatrização ocorra sem problemas, é necessário um período de repouso de sete dias. Nos primeiros quatro a cinco dias, o paciente pode sentir algum incômodo e, por isso, o médico costuma receitar remédios analgésicos. Durante o pós-operatório da amigdalectomia podem ocorrer sintomas mais raros como febre, vômitos e náuseas.

É recomendado evitar esforços, não sendo necessário, no entanto, fazer repouso absoluto. Além disso, é importante beber muitos líquidos, especialmente água. Deve-se evitar alimentos duros nos sete dias após a realização do procedimento. Estão liberados sorvetes, caldos e sopas passados no liquidificador (e não muito quentes), sucos e vitaminas, purê de legumes e outros alimentos triturados e de fácil deglutição.

Caso tenha vontade de comer pão, torradas ou outros alimentos mais duros você deve molhá-los na sopa, caldo ou suco antes de levá-los à boca. Seguindo todos esses cuidados, a recuperação será rápida e sem complicações no meio do caminho.  

O COF – Centro Otorrinolaringológico de Florianópolis é especializado em cirurgias da garganta, ouvido e nariz. Somos uma clínica referência e possuímos uma equipe médica qualificada para atendê-lo com qualidade e excelência. Agende uma consulta!     

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *