cirurgia funcional e cirurgia estética nasal

É possível aliar cirurgia nasal estética com a cirurgia nasal funcional?

Atualmente é muito comum o desejo de mudar a estética nasal quando existe a  necessidade cirúrgica para devolver a função  nasal quando está comprometida por problemas que causam a obstrução da passagem de ar. O que poucas pessoas sabem é da possibilidade de realizar cirurgia funcional e cirurgia estética nasal em um único procedimento quando este é realizado por um médico otorrinolaringologista através de uma técnica minimamente invasiva com o uso da vídeo-cirurgia endoscópica e laser.

 

 

QUAIS OS DISTÚRBIOS FUNCIONAIS E QUAIS AS ALTERAÇÕES ESTÉTICAS SÃO PASSÍVEIS DE SE CORRIGIR EM UMA CIRURGIA NASAL FUNCIONAL EM CONJUNTO COM A CIRURGIA NASAL ESTÉTICA?

Os problemas que causam prejuízo às funções do nariz e que podem ser corrigidos em uma cirurgia nasal são mais comumente o desvio de septo e a hipertrofia dos cornetos nasais. No que diz respeito à estética, é possível modificar a pirâmide nasal, alterando detalhes no dorso, na ponta e no tamanho do nariz, fazendo com que os traços fiquem mais harmoniosos e ajustados à anatomia da face.

 

COMO É O PROCEDIMENTO E QUAIS OS RESULTADOS ESPERADOS COM A CIRURGIA NASAL ESTÉTICA E FUNCIONAL?

Tanto a cirurgia nasal estética quanto a funcional têm o papel de remodelar as estruturas nasais – seja para tornar as feições mais agradáveis para o paciente, seja para melhorar as funções respiratórias.

Ao aliar fatores funcionais e estéticos em uma única cirurgia, o paciente se beneficia por fazer as consultas, os exames pré-operatórios e o próprio procedimento apenas uma vez, utilizando a mesma anestesia e passando por um processo de recuperação pós-operatório único.

Através desta técnica minimamente invasiva e com o uso de vídeo-cirurgia endosópica associado ao Laser de Diodo os procedimentos são resolutivos do ponto de vista funcional e individualizados para as correções estéticas da pirâmide nasal.

Os pacientes pode ter alta hospitalar no mesmo dia sem a necessidade de tampões nasais oclusivos o que possibilita uma recuperação mais rápida e confortável no pós-operatório

 

Qual a idade mínima para a realização da cirurgia nasal estética?

Não há uma idade mínima fixada, mas o ideal é que o procedimento seja feito após a adolescência. Isso porque durante esse período, juntamente com as demais mudanças que ocorrem no corpo, há uma considerável alteração nas estruturas internas e na pirâmide nasal. Após a estagnação do desenvolvimento ósseo facial, é possível realizar a cirurgia com segurança e com resultados mais efetivos e harmoniosos.

 

Exames pré-operatórios requeridos

Para a investigação da função nasal, o diagnóstico é feito por meio de análise clínica especializada pelo Otorrinolaringologista e são efetuados exames diagnósticos de imagem com exame vídeo-endoscópico nasal e sinusal, tomografia computadorizada e estudo do fluxo nasal com a Rinomanometria Computadorizada.

A partir dos resultados destes exames o médico otorrinolaringologista pode identificar adequadamente os problemas, individualizar o caso clínico e então indicar o procedimento  conjunto mais adequado.

Esteticamente, o médico procede a análise fotográfica do paciente em ângulos pré-determinados, a fim de identificar alterações na pirâmide nasal e estudar os traços anatômicos da face buscando uma melhor harmonia destas estruturas.

A avaliação facial é discutida e individualizada com cada paciente gerando então sugestões de modificações que são apresentadas ao paciente que participa ativamente no processo de definição da busca de resultados mais harmoniosos para o nariz em relação à face.

 

Procedimento

No COF, Centro Otorrinolaringológico Florianópolis, a cirurgia com o uso de vídeo-cirurgia endosópica associado ao Laser de Diodo foi desenvolvida e aprimorada nos últimos 18 anos com resultados adequados. Como já citado com relação à técnica cirúrgica empregada e devido às anestesias atualmente utilizadas durante o procedimentos, de modo geral, o paciente receba alta hospitalar no mesmo dia, sem tampões nasais e com curativos externos delicados.

O pós-operatório é mais confortável que o das cirurgias tradicionais, sem oclusão nasal e com mínima formação de edemas e hematomas.

Os curativos são retirados em torno de uma semana e o paciente pode retornar as suas atividades cotidianas.

 

cirurgia funcional e cirurgia estética nasal