descongestionantes nasais

Descongestionante nasal: não use sem orientação médica

Um dos sintomas mais comuns entre pessoas que têm rinite, sinusite ou que estão com resfriado é o nariz entupido. Quando isso acontece, muita gente recorre para o uso de descongestionantes nasais que, se usados indiscriminadamente e sem o acompanhamento de um médico otorrinolaringologista, podem se tornar perigosos e até desenvolver uma dependência a estes medicamentos.

Mas antes de falar dos riscos de usar os descongestionantes nasais, é importante entender como que o nariz fica entupido e qual a ação destes remédios.

Quando temos quadros como resfriados fortes, rinite alérgica ou sinusite, normalmente apresentamos a congestão nasal. Ou seja, o nariz fica entupido e temos dificuldade de respirar. Isso acontece porque os vasos sanguíneos das conchas nasais dilatam causando a obstrução da passagem do ar.

Os descongestionantes nasais atuam no processo de contração dos vasos e isso melhora a congestão nasal. Normalmente, o efeito destes medicamentos acontece de forma muito rápida.

Quais os riscos de usar descongestionantes nasais?

Apesar de aliviarem a congestão rapidamente, os descongestionantes nasais fazem uma vasoconstrição “artificial” e logo os vasos sanguineos voltam a expandir e a entupir o nariz.

Neste processo, a pessoa acaba tendo que utilizar o remédio constantemente para liberar as vias aéreas e, como consequência, usar quantidades maiores de descongestionante.

O uso indiscriminado e sem acompanhamento médico pode irritar a mucosa do nariz e até elevar a pressão arterial, já que o medicamente atua na vasoconstrição.

Mas quando é possível usar os descongestionantes nasais?

Normalmente os médicos otorrinolaringologistas indicam o uso de descongestionantes nasais em casos específicos e por breves períodos de tratamento. Por exemplo, quando o paciente está com o nariz entupido e tem dificuldades para dormir. Entretanto, a quantidade do medicamento e a dosagem devem ser definidas pelo médico.

Soro fisiológico é uma boa opção para a limpeza nasal

Uma maneira simples para auxiliar a descongestionar o nariz é usar soro fisiológico. A solução ajuda a deixar as narinas limpas, evita o ressecamento e não tem efeitos colaterais. Usar o soro é uma importante medida na prevenção de resfriados, crises de rinite e até mesmo sangramentos na narina.

descongestionantes nasais