doenças respiratórias

Doenças respiratórias de outono: saiba como identificar e prevenir

Com a chegada do outono, aumentam as preocupações com doenças respiratórias, como gripes, sinusites e alergias. A temperatura mais amena, especialmente à noite, e a queda da umidade do ar são características da estação que acabam agravando quadros dessas doenças.

Mas, apesar de ser preocupante, é possível prevenir e aproveitar o que há de melhor nos dias mais frios. A grande dica é evitar aglomerações, lavar as mãos e manter janelas abertas. Com essas atitudes bem simples evita-se a proliferação dos vírus que acabam ocasionando ou piorando as doenças típicas da estação.

Conheça as principais doenças do outono e entenda como preveni-las:

 

Gripe: a doenças de inverno mais conhecida, é provocada pelo vírus Influenza. A transmissão acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada. Entre os principais sintomas estão: febre, tosse, dor de garganta, dor nas articulações e nos músculos.

Resfriado: trata-se de uma infecção viral que tem sintomas muito parecidos com o da gripe, porém, eles aparecem de maneira muito mais leve. O paciente se recupera entre 7 e 10 dias.

Rinite: conhecida como doença do outono e inverno, a rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, provocada por agentes externos. Entre os principais sintomas estão: nariz escorrendo, crise de espirro, coceira nos olhos, obstrução das vias respiratórias e, em alguns casos, febre baixa. É importante evitar ambientes fechados para prevenir a rinite.

Bronquite: é provocada por alergias do trato respiratório ou pela exposição a agentes que irritam as vias aéreas, como fumaça. Os principais sintomas da bronquite são: catarro excessivo, febre, tosse seca, fadiga e dor no peito. O paciente que apresenta essas características precisa procurar um médico, já que a bronquite pode evoluir para a pneumonia.

Sinusite: inflamação dos seios da face, a sinusite é uma doença muito comum no período do outono e inverno. É desencadeada por ação viral, bacteriana ou reações alérgicas. Entre os principais sintomas estão: dificuldade de respirar pelo nariz, dor de cabeça, febre, tontura, corrimento e congestionamento nasal.

 

Importante:

Independente dos sintomas, não se automedique.  Procure um médico sempre que apresentar alguma das características de doenças de inverno.

Lembre-se que a prevenção é a melhor maneira de evitar as doenças de outono inverno: alimente-se de forma saudável, hidrate-se, na hora do banho deixe as janelas fechadas para evitar que o corpo passe por mudanças bruscas de temperatura.

 

doenças respiratórias