Sinusite tem cura? Conheça o tratamento cirúrgico

A sinusite é um processo inflamatório dentro do revestimento das cavidades que temos na face. Essas cavidades têm ar e precisam de ventilação e também devem eliminar a secreção que existe nelas.  Quando essa secreção não sai, acontece a inflamação. Nesses casos, o paciente normalmente apresenta dores do rosto – que pode irradiar para os dentes – além de secreção intensa. Em algumas situações a pessoa pode ter dor de garganta, tosse crônica e também o agravamento de doenças como a asma.

Sinusite

Sintomas da sinusite

– forte dor de cabeça (que pode ser uni ou bilateral), principalmente atrás dos olhos, podendo irradiar por toda a face, até os dentes;

– secreção espessa (em alguns casos, amarelada ou esverdeada);

– obstrução nasal;

– tosse (com piora do quadro à noite);

– dor de garganta;

– halitose (mau hálito).

Casos agudos, subagudos e crônicos

Os casos de sinusite são divididos em sinusites agudas (que duram até 4 semanas); subagudas (de 4 a 12 semanas) e as crônicas (acima de 12 semanas, ou quando acontece repetidamente). A avaliação da sinusite é realizada pelo médico otorrinolaringologista em consultório.

O diagnóstico é feito por endoscopia nasal, exames de imagem como tomografia computadorizada e raio-x, e análise de secreção. O tratamento da sinusite aguda envolve analgésicos, remédios descongestionantes, antiinflamatórios, antibióticos, além de medicações de uso nasal – todos os medicamentos devem ser prescritos por um médico.

Cirurgia para casos crônicos

No caso de sinusites crônicas, o paciente pode ter a indicação cirúrgica, feita com o objetivo de desobstruir os seios da face, ajudando a drená-los.  Sinusites agudas que apresentam complicações também podem necessitar da cirurgia. Por exemplo, em casos quando o paciente faz uma viagem de avião e acontece um bloqueio dos seios da face, gerando dor forte, exige que a pessoa seja levada para o centro cirúrgico. Ou ainda em casos de complicação de abscessos de olho ou meningite.

Feita por meio de endoscópio nasal, essa cirurgia evoluiu muito nos últimos anos. Feita em ambiente hospitalar, o paciente recebe anestesia geral e recebe alta no mesmo dia. As técnicas aplicadas pelos profissionais do COF (Centro Otorrinolaringológico Florianópolis) contam com equipamentos modernos.

O procedimento é tranquilo e o retorno às atividades é rápido. O paciente não tem necessidade de tamponamento nasal, o que garante conforto na recuperação.

Sinusite

2 respostas

Os comentários estão fechados.