Bonebridge

Implante auditivo de condução óssea: entenda como funciona o Bonebridge

Pessoas com perda auditiva mista, perda auditiva após cirurgia de ouvido médio, malformações, perda auditiva condutiva ou surdez unilateral podem ser beneficiadas pelo Bonebridge. O implante ativo de condução óssea é uma tecnologia austríaca que permite ao paciente voltar a receber as ondas sonoras que são transmitidas diretamente ao ouvido interno, onde são processadas como o som natural.

O implante pode ser colocado em adultos e crianças a partir dos cinco anos. Diferente de outros sistemas, o Bonebridge reduz as chances de irritação na pele, já que ele mantém a pele intacta e fica invisível.

Como funciona o implante de condução óssea

No caso de pessoas com perda auditiva condutiva ou mista, o som não segue o caminho natural do ouvido externo, passando pelo médio até chegar ao interno. Com o implante de condução óssea, as ondas sonoras são transmitidas diretamente do osso do crânio até o ouvido interno, onde o som é processado e o paciente volta a ouvir.

A colocação do implante é feita por meio de cirurgia. O procedimento é considerado minimamente invasivo e dura de 30 minutos a 1 hora. O implante é colocado sob a pele, que é mantida intacta, o que reduz o risco de complicações.

Depois da cirurgia o sistema já começa a funcionar, mas dependendo do caso, o paciente precisa passar por um acompanhamento com fonoaudiólogo para realizar os ajustes necessários na intensidade e volume do som.

Como é o sistema Bonebridge

O Bonebridge é composto por duas unidades distintas: a interna, que é formada por uma antena receptora, imã, demodulador e FTM. Já a externa consiste no processador de fala, microfone e a bateria. Esse sistema é chamado de SAMBA, que é colocado sob o cabelo e faz a conexão com a unidade interna.

A tecnologia foi desenvolvida para que o processador de áudio seja o mais fino possível, consequentemente, torna-se confortável durante o uso.

Entre outros benefícios do implante ainda está a possibilidade de atualização do processador, mesmo após a sua colocação. Isso garante que o sistema estará sempre funcionando conforme as tecnologias mais recentes lançadas.

Bonebridge