Dor de ouvido após banho de mar ou piscina

Dor de ouvido após banho de mar ou piscina: como identificar e tratar

Com a chegada do verão, muitas pessoas aproveitam os dias mais quentes para tomar um banho de piscina ou de mar. Mas como consequência, as férias podem ficar marcadas pela dor de ouvido. A otite externa – nome dado para a infecção na orelha – normalmente é causada pelo excesso de água acumulada. A umidade auxilia na proliferação de bactérias e fungos, que causam a infecção.

Se não tratada corretamente, a otite externa pode evoluir para casos mais graves de otites recorrentes e até dores de ouvido crônicas.

Quais os sintomas da otite externa?

Normalmente a otite externa é caracterizada pela dor e pela sensação de ouvido entupido. Em alguns casos pode acontecer a perda temporária de audição, além de secreção e prurido. As crianças são as mais propensas a terem otite, por suas características anatômicas. Assim que aparecerem os sintomas, é importante procurar um otorrinolaringologista e não tentar introduzir algum tipo de objeto ou usar soluções ou medicamentos por conta própria para tentar amenizar a dor.

Como prevenir e tratar a otite externa?

Para prevenir a infecção é importante tomar alguns cuidados:

– Ao sair da piscina ou do banho de mar, enxugue a orelha com cuidado. Para isso, use uma toalha macia para retirar a água que ficou acumulada.

– Pessoas que praticam natação ou estão constantemente tomando banhos de piscina ou de mar podem usar protetores específicos para a orelha. Estes evitam a entrada de água e, consequentemente, previnem a otite.

– Se você percebeu que já está com a infecção, procure um otorrinolaringologista o quanto antes.

O que NÃO fazer:

– Não introduza objetos como hastes flexíveis de algodão, grampos ou palitos para tentar eliminar a cera. A cera do ouvido é uma importante defesa do canal auditivo e, ao retirá-la, você facilita a proliferação dos fungos e bactérias que podem causar a otite.

– Não coce o ouvido com força.

– Não faça automedicação nem use soluções caseiras. Esse tipo de ação pode aumentar ainda mais a infecção.

Como é o tratamento da otite externa?

O seu médico otorrinolaringologista é quem vai indicar qual o melhor tratamento dependendo do caso. Muitas vezes é necessário recorrer a antibióticos e gotas otológicas que devem ser colocadas na orelha.

Durante o tratamento, é importante evitar o contato com a água.

Dor de ouvido após banho de mar ou piscina