Você lava o nariz diariamente? Entenda a importância de tornar isso uma rotina

Ao longo da nossa vida incorporamos hábitos que nos ajudam a prevenir doenças e a ter uma melhor qualidade de vida. Escovar os dentes pelo menos três vezes por dia e passar água no rosto ao acordar são alguns exemplos. O que pouca gente sabe é que também é muito importante lavar o nariz diariamente. Limpar as fossas nasais deve ser um costume adotado por todos, principalmente para quem sofre com alergias respiratórias, espirros e sensação de nariz entupido.

Segundo um estudo científico realizado por médicos do Hospital Municipal de Karlsruhe e da Universidade de Colônia, na Alemanha, a limpeza da cavidade nasal traz uma série de benefícios. Ela minimiza as manifestações de doenças respiratórias como a rinite, aumenta a qualidade de vida e permite diminuir em até 60% a necessidade de remédios mais fortes.

 

Veja porque lavar o nariz é tão importante

A alergia é uma doença cada vez mais presente em nosso dia a dia e vem sendo considerada por muitos especialistas como uma epidemia. Estima-se que hoje 2 bilhões de pessoas sofram com esse problema em todo o mundo, ou seja, 30% da população. No Brasil, o tipo mais comum de alergia é a rinite, que atinge 35% dos habitantes. Ela vem seguida da asma – cerca de 20% das crianças e adolescentes têm a doença no país.

Os agentes que causam todas essas doenças alérgicas entram em nosso organismo pela mucosa respiratória. Não podemos esquecer que a função do nosso nariz é aquecer, umidificar e filtrar o ar que será levado para a faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, chegando até os alvéolos pulmonares.

Como inalamos muitas impurezas durante o dia, toda a sujeira não retirada acaba grudando na mucosa nasal. O muco, então, fica espesso e prejudica o trabalho dos cílios, que são uma espécie de vassoura, cuja função é filtrar o ar. Isso atrapalha nosso mecanismo de defesa, deixando nosso corpo mais vulnerável às infecções. Ao lavar o nariz todos os dias ajudamos a limpar o nosso filtro natural diminuindo a presença destes agressores em nosso aparelho Respiratório.

 

Como lavar o nariz corretamente

De preferência, a limpeza deve ocorrer pelo menos duas vezes ao dia: uma na parte da manhã e outra à noite. Para lavar o nariz, o ideal é usar o soro fisiológico, que é um produto sem contra-indicações e muito eficaz. Você pode comprá-lo pronto na farmácia e usá-lo com a ajuda de um aplicador. Também é possível fazer uma mistura caseira de meio copo de água com uma colher de sal. Insira a substância no nariz com um conta-gotas.

Esse hábito ajuda não apenas a limpar e hidratar o nariz como é um excelente meio de prevenção contra crises de rinite, resfriados, gripes e até mesmo sangramentos. Pode parecer algo simples, mas que terá consequências inclusive na nossa qualidade de vida.

Quando respiramos bem, dormimos bem e acordamos mais dispostos para encarar o dia seguinte. E lembre-se: esse ritual deve ser feito mesmo se a sua respiração não apresentar qualquer problema, afinal, é um método preventivo.