Fonoaudiologia

A comunicação é fundamental em todas as fases do desenvolvimento do ser humano, da vida intra-uterina até a velhice. Através dela estabelecemos vínculos afetivos e sociais, aprendemos, ensinamos e exercemos nossas aptidões. Para tanto, fazemos uso da linguagem, dos órgãos da fala, da escrita, da voz e da audição.

A fonoaudiologia vem para favorecer todos esses aspectos da comunicação. Previne, avalia e trata as dificuldades de expressão e de audição, assim como aperfeiçoa e adequa a comunicação em função de necessidades pessoais ou profissionais.

Cuidar da comunicação é cuidar de si mesmo e da relação que temos com o outro.

Fonoaudiologia clínica

Pesquisa, diagnostica e previne distúrbios de comunicação oral e escrita; atuando no atendimento a pacientes com problemas de gagueira,voz, alterações de falca ou que apresentam dificuldades no aprendizado da linguagem.

Motricidade Oral

É uma área da fonoaudiologia que trabalha a musculatura da face, da boca e da língua, com o objetivo de corrigir problemas relacionadas à sucção, mastigação, deglutição,respiração e fala.

O fonoaudiólogo tem o papel de intervir junto àqueles que posicionam a língua ou engolem de forma inadequada, empurrando os dentes com a língua, contribuindo, assim, para o mau posicionamento dentário. Também pode atuar junto aos que respiram pela boca para que a respiração nasal possa ser facilitada.

Pessoas que sofreram traumatismo craniano, derrame ou paralisia cerebral ou são portadoras de síndromes que resultam em alteração da musculatura da face e das funções vitais também podem ser auxiliadas por este profissional.

Voz

O Fonoaudiólogo atua não só na prevenção dos distúrbios de voz como também no seu tratamento.Ele também é responsável pelo aperfeiçoamento da voz de profissionais como cantores,professores,atores,locutores,advogados e telefonistas.

O mais importante é detectar um problema vocal rapidamente. Se você utiliza a voz profissionalmente, é aconselhável que busque orientação para uma boa colocação vocal e aprenda a prevenir os distúrbios resultantes do desgaste do dia-a-dia. Se você não é um profissional da voz, ainda assim fique atento a ela, principalmente à rouquidão persistente por mais de 15 dias.

Disfagia

A disfagia é definida como uma dificuldade em deglutir ou uma sensação de comida “presa” na garganta ou no esôfago. As causas incluem a obstrução mecânica e os distúrbios na mobilidade dos músculos da cavidade oral, da faringe ou esôfago.É útil distinguir a disfagia causada por doenças que afetam a orofaringe daquela que é devida a distúrbios esofágicos.

Linguagem e Fala

Neste campo de conhecimento, o fazer profissional pode dirigir-se à atenção direta de usuários com alterações ou desordens comunicativas.No terreno da fala, por exemplo, pode atender crianças, jovens e adultos com dificuldades na pronúncia, alterações na voz, gagueira (disfluência ou gagueira), entre outras. Talvez esta, seja a área da fonoaudiologia mais conhecida pela maioria de pais de família, educadores e outros profissionais.

Outra possibilidade de atendimento seria aquelas pessoas com atraso no desenvolvimento da linguagem, com alterações em sua aquisição ou a perda da mesma devido a uma enfermidade ou lesão cerebral.