Qual a diferença entre gripe e Covid-19?

A pandemia de coronavírus ainda provoca muitas dúvidas e isso se deve por ser um fato recente, pela grande quantidade de informações sem fundamento circulando pela internet e também por não haver, ainda, estudos conclusivos sobre todas as características do vírus e os problemas causados por ele.
Preparamos este pequeno guia para que você possa tirar dúvidas sobre coronavírus e Covid-19 e saiba buscar ajuda se necessário.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CORONAVÍRUS E COVID-19 O QUE É CORONAVÍRUS?

Coronavírus é uma grande família de vírus, muitos deles causam doenças em animais e em seres humanos. Nos humanos, são responsáveis por infecções respiratórias, que podem variar de um simples resfriado a doenças graves, como a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS). O coronavírus que tem sido notícia desde o fim do ano passado é o Sars-CoV-2, que causa a Covid-19.

O QUE É COVID-19?

Covid-19 é o nome dado à doença causada pelo novo coronavírus, o Sars-CoV-2. Trata-se de uma doença infecciosa, que atinge principalmente o sistema respiratório e é altamente contagiosa. O primeiro caso registrado de covid-19 se deu em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DE COVID-19?

Os sintomas mais comuns são: febre, cansaço e tosse seca. Porém, alguns pacientes relatam dores pelo corpo, congestão nasal, dor de garganta , dor abdominal e diarreia. Em geral, os sintomas surgem gradualmente, em até 14 dias após a contaminação. No entanto, há muitos casos assintomáticos (pessoas contaminadas que não apresentam sintomas). A maioria das pessoas contaminadas pelo coronavírus se recupera da doença sem precisar de tratamento especial, mas idosos e pessoas com comorbidades com pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm alta probabilidade de desenvolver a forma mais grave da covid-19.

QUAIS AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E COVID-19?

A gripe é provocada por vírus do gênero Influenza. O Influenza é dividido em subtipos, por exemplo, o H1N1 é do tipo A, e o Yamagata, do tipo B. Já a covid-19 é causada por um tipo de coronavírus. Tanto a gripe quanto a covid-19 são transmitidas por saliva ou muco infectados, principalmente por tosse e espirro ou pelo contato da mão contaminada com olhos, boca ou nariz. O período de incubação da gripe é de cerca de cinco dias, enquanto o da Covid-19 pode chegar a 14 dias.

Outra grande diferença entre os vírus é a taxa básica de reprodução / contágio: o coronavírus é mais contagioso e alguns estudos indicam que exige, no mínimo, 65 vezes mais hospitalizações.

É POSSÍVEL CONTRAIR A COVID-19 EM CONTATO COM UMA PESSOA QUE NÃO APRESENTA NENHUM SINTOMA?

Sim. Embora o risco seja mais baixo, ele não deve ser descartado. Como não sabemos quem está infectado, o distanciamento e o isolamento social são indicados.

QUEM CORRE MAIOR RISCO DE DESENVOLVER DOENÇA GRAVE POR CAUSA DE CONTAMINAÇÃO PELO CORONAVÍRUS?

Por ser um problema muito recente, médicos e pesquisadores da área da saúde ainda estão aprendendo sobre o coronavírus, mas já se sabe que o número de óbitos é maior entre pessoas acima de 60 anos e/ou com condições médicas pré-existentes (pressão alta, cardiopatias ou diabetes). No entanto, todos devem ter cuidado!

JÁ EXISTE UMA VACINA, MEDICAMENTO OU TRATAMENTO PARA A COVID-19?

Ainda não há vacina nem medicamento antiviral para prevenir ou tratar a Covid-2019. Vários estudos estão sendo desenvolvidos com resultados promissores e esperam-se para breve notícias positivas tanto para vacinas quanto para
medicamentos que possam ser utilizados no controle desta doença. Mas as pessoas doentes podem receber tratamentos médicos para alívio dos sintomas. Os casos mais graves são tratados em ambiente hospitalar.

DEVO USAR UMA MÁSCARA PARA ME PROTEGER DO COVID-19?

Em abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um guia recomendando a utilização de máscaras por pessoas com ou sem sintomas de covid-19. A organização determinou que todas as pessoas que precisem sair de casa, seja em lugares abertos ou, principalmente, fechados, utilizem máscara de proteção cobrindo totalmente a boca e nariz e bem alinhada ao rosto, sem deixar espaço entre o tecido e a pele.

FUMANTES CORREM MAIOR RISCO DE INFECÇÃO PELO CORONAVÍRUS?

Sim. O tabagismo causa danos aos pulmões, aumentando o risco de desenvolvimento da forma mais grave da Covid-19.

COMO SE PROTEGER E EVITAR A PROPAGAÇÃO DO CORONAVÍRUS?

– Lavar bem as mãos e com frequência, usando água e sabão;
– Higienizar as mãos com álcool em gel ou álcool 70% quando não puder lavá-las;
– Manter distância mínima (um metro e meio) de outras pessoas, mesmo quando estiver de máscara;
– Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca;
– Não compartilhar utensílios;
– Sair de casa somente quando for necessário;
– Buscar orientações nos órgãos de saúde;
– Não compartilhar notícias sem embasamento científico ou fake news.

Em casos de suspeita de covid-19, moradores de Florianópolis devem buscar orientações no Alô Saúde Floripa, serviço disponibilizado pela secretaria de saúde do município, disponível 24 horas, todos os dias, pelo telefone 0800-333-3233, pelo aplicativo ou por chat no site.