Prevenção é a melhor maneira de combater a Covid-19

Com a pandemia da Covid-19 em ascensão, os cuidados para minimizar o impacto da doença precisam ser redobrados. A alta disseminação do novo coronavírus tem apresentado dados alarmantes e que já atingem todo o globo, inclusive o Brasil. Por isso, com o aumento de casos, a melhor maneira de se prevenir é estar bem informado e evitar ao máximo a aglomeração de pessoas, contato físico e exposição sem necessidade. Saiba mais:

QUAIS OS SINTOMAS DA INFECÇÃO POR CORONAVÍRUS?

As manifestações clínicas costumam aparecer entre dois e 12 dias após a contaminação. Elas envolvem principalmente tosse, febre e falta de ar. Idosos e pessoas com doenças cardiopulmonares podem apresentar pneumonia.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO DO Covid-19?

O período de transmissibilidade dura enquanto persistirem os sintomas, e a contaminação entre humanos acontece pelas vias respiratórias, do mesmo modo que gripes e resfriados. O contágio se dá através do  contato próximo com alguém infectado, através de gotículas de saliva, espirro, tosse e até mesmo um aperto de mão.

COMO PREVENIR E TRATAR INFECÇÕES POR CORONAVÍRUS?

Por ser um tipo muito recente de mutação, ainda não há vacina que previna a infecção pela Covid-19.

Como a transmissão se dá pelo contato, pelas vias respiratórias, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é tomar os mesmos cuidados que se tem para prevenir a propagação do vírus da gripe, por exemplo:

• Lavar as mãos com água e sabão frequentemente, principalmente depois de ir ao banheiro; antes de comer; e depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
  • Caso não haja disponibilidade de água e sabão, utilizar álcool (mínimo de 60%);
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca;
  • Usar um lenço de papel descartável ao tossir ou espirrar e descartá-lo imediatamente em uma lixeira;
  • Evitar lugares fechados e/ou com aglomeração de pessoas;
  • Desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência usando produto de limpeza doméstico e pano descartável;
  • Não compartilhar utensílios como copos, talheres e toalhas.

Ainda não existe um tratamento antiviral específico para tratar infecção pela Covid-19. As pessoas infectadas vêm recebendo cuidados e suporte que ajudam a aliviar os sintomas. Pacientes em estado grave são tratados de modo a preservar as funções vitais dos órgãos.

Qualquer pessoa que possa ter tido contato com alguém contaminado – principalmente em voos internacionais – deve buscar ajuda médica imediatamente caso apresente os sintomas listados anteriormente.