Amigdalite: como prevenir, reconhecer os sintomas e tratar

As amígdalas palatinas são gânglios linfáticos existentes na lateral da garganta que têm a função proteger o organismo contra vários germes.

Amigdalite é uma inflamação que causa dor de garganta, pus, mau hálito, febre e inchaço nas amígdalas. A doença afeta especialmente crianças, mas é comum também entre adultos. Crianças e adolescentes são os que mais sofrem com amigdalite porque as amígdalas, por serem praticamente a primeira barreira de proteção do sistema imunológico contra micro-organismos patológicos, acabam sendo mais vulneráveis e suscetíveis a infecções.

A classificação das amigdalites varia quanto à forma de infecção, podendo ser bacterianas, que exigem tratamento à base de antibióticos; ou virais, que são mais comuns e podem ser tratadas com cuidados mais simples. Além desses tipos, a doença de se divide em subtipos quanto à ocorrência: amigdalite crônica, caracterizada por infecções recorrentes (algumas pessoas têm mais de cinco episódios por ano); e amigdalite aguda, que são infecções pontuais, as quais, geralmente, ocorrem no inverno.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA AMIGDALITE

– Inchaço e/ou vermelhidão nas amígdalas;
– Presença de placas brancas ou amareladas;
– Dor de garganta;
– Disfagia (dificuldade e dor ao engolir);
– Febre;
– Nódulos linfáticos no pescoço;
– Mau hálito;
– Apneia do sono;
– Cefaleia (Dor de cabeça).

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA AMIGDALITE

Em consultório, o médico otorrinolaringologista considera o histórico, as queixas e avalia clinicamente o paciente em busca de inchaço, placas e nódulos linfáticos. Para auxílio diagnóstico o médico pode solicitar alguns exames, como: teste rápido para detecção do Estreptococo; cultura da secreção da garganta; teste de mononucleose; e contagem de células sanguíneas.

TRATAMENTO DA AMIGDALITE

O tratamento para amigdalite é feito à base de medicamentos anti-inflamatórios (caso seja viral) e antibióticos (caso seja bacteriana) e para o alívio da dor. A remoção cirúrgica das amígdalas pode ser indicada em caso de infecções crônicas ou recorrentes.

Durante o tratamento, é importante:

– Repousar;
– Beber líquidos leves e dar preferência a bebidas mornas;
– Evitar o uso de ar-condicionado ou outros aparelhos que retiram a umidade do ar;
– Lavar as mãos frequentemente;
– Evitar compartilhar talheres, copos ou outros utensílios;
– Manter-se em casa, quando possível, para evitar a propagação do vírus ou da bactéria;
– Substituir a escova de dentes;
– Não tomar remédios (nem pastilhas) sem prescrição médica.