Nariz entupido? Saiba quando a cirurgia é indicada para tratar a congestão nasal

A sensação de nariz entupido é tão comum quanto incômoda. Você, provavelmente, sofre com nariz entupido pelo menos por alguns dias ao ano, e isso acontece porque a congestão nasal é causada por inúmeros fatores, como poeira e mudança de temperatura, e, tende a durar algumas horas, sem grandes complicações. No entanto, há quem conviva com a congestão nasal diariamente ou por longos períodos, e isso causa transtornos de sono, desconforto e prejuízos nas atividades diárias, afetando na qualidade de vida.

Quando o nariz entupido passa a ser um problema frequente, é preciso investigar as causas, a fim de minimizar os efeitos, que podem ser irreversíveis. Por exemplo, crianças com congestão nasal crônica acabam desenvolvendo respiração bucal, que afeta o desenvolvimento da arcada dentária e dos ossos da face.

Quando a congestão nasal durar mais de duas semanas ou vier acompanhada de outros sintomas, como apneia do sono, dor de cabeça constante, dor de garganta, dificuldade para engolir e febre, é necessário buscar atendimento de um médico otorrinolaringologista.

PRINCIPAIS CAUSAS DA CONGESTÃO NASAL

A congestão nasal é causada, principalmente, por processos infecciosos, sejam eles virais ou bacterianos, que geralmente ocorrem em decorrência de resfriado, gripe ou sinusite; ou pela presença de agente irritante, como poeira, mofo ou fumaça. Nesses casos, a condição é passageira, e a respiração volta ao normal após alguns dias.
Os casos persistentes de congestão nasal podem estar relacionados a alergias, rinite alérgica, desvio de septo, pólipos ou tumores. Em crianças, as causas mais comuns de obstrução nasal são: Rinite alérgica e adenóides.

Outras causas:

– Sinusite;
– Síndrome de Churg-Strauss;
– Enxaqueca;
– Clima frio e seco;
– Uso excessivo de descongestionante nasal;
– Desvio de septo;
– Toxicodependência;
– Hipertrofia de adenoides;
– Corpo estranho no nariz;
– Alterações hormonais;
– Uso de alguns medicamentos;
– Alergias;
– Intolerância à lactose;
– Pólipos nasais;
– Rinite não alérgica;
– Asma;
– Estresse;
– Distúrbios da tireoide;
– Granulomatose de Wegener.

QUAIS OS TRATAMENTOS INDICADOS PARA COMBATER A CONGESTÃO NASAL

A congestão nasal não é propriamente uma doença, e, sim, um sintoma. Desse modo, é importante descobrir a causa do problema para tratá-la corretamente. Há inúmeros medicamentos disponíveis para tratar inflamações na mucosa nasal, como anti-histamínicos (antialérgicos), anti-inflamatórios e descongestionantes (em comprimido ou spray de uso local), porém, o uso desses medicamentos deve ser feito conforme orientação médica, para não mascarar outros sintomas nem piorar o problema. Os sprays descongestionantes devem ser utilizados com cautela e nunca sem o conhecimento do seu médico, pois podem causar dependência e agravar o entupimento nasal e a falta de ar. Em alguns casos, o uso indiscriminado de descongestionante nasal pode causar hipertensão, arritmia cardíaca e danos aos pulmões.

EM QUAIS CASOS A CIRURGIA É INDICADA?

O médico otorrinolaringologista deve avaliar cada caso e considerar a cirurgia quando a obstrução nasal for persistente. O exame clínico Otorrinolaringológico e os exames de imagem são importantes tanto para a indicação quanto para o planejamento da cirurgia. O procedimento e o pós-operatório é cada vez mais simples, por conta de técnicas videoendoscópicas e de equipamentos cada vez mais modernos como LASER, Radiofrequência e Argônio.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Em caso de dor de garganta persistente ou febre, procure um médico otorrinolaringologista.