Sinusite tem cura! Cirurgia com laser para sinusite traz ótimos resultados: Saiba se você pode fazer
Sinusite é a inflamação dos seios ou cavidades paranasais (popularmente conhecidos como seios da face) e pode ser aguda ou crônica. As cavidades paranasais – frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal – estão ligadas às cavidades nasais por meio de dutos chamados óstios.
Os óstios têm a função de ventilar as cavidades e drenar a secreção nasal. Quando a drenagem é ineficiente a secreção fica parada e torna-se um meio de proliferação de micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus, que podem ser patogênicos.
De modo geral, a sinusite aguda é tratada com medicamentos (analgésicos e antibióticos), spray antisséptico e soro para limpar as fossas nasais e curada em poucas semanas. Em alguns casos, quando a bactéria é mais resistente, quando o paciente encontra-se com imunidade baixa, em casos de tratamento inadequado ou por outros fatores, como desvio de septo e outras alterações anatômicas a doença pode se tornar crônica.
A sinusite crônica se caracteriza pela duração. Quando os sintomas perduram por mais de oito semanas consecutivas, podendo ou não haver febre e secreção purulenta.
O exame endoscópico nasal e a tomografia computadorizada de seios paranasais identificam as alterações que definem o diagnóstico de sinusite crônica.
QUAIS OS SINTOMAS DA SINUSITE?
Os sintomas da sinusite podem ser semelhantes ao de uma gripe, por isso, é preciso ficar atento à duração. Os principais sintomas são:
– dor intensa na face (mais localizada nas maçãs do rosto e ao redor dos olhos);
– fortes dores de cabeça, que pioram quando abaixa a cabeça ou deita;
– congestão nasal;
– corrimento / secreção nasal amarelada ou esverdeada;
– tosse, que piora ao deitar;
– halitose.
QUAIS OS TRATAMENTOS PARA SINUSITE?
O médico otorrinolaringologista é o responsável pelo diagnóstico e pela prescrição do tratamento para sinusite, que deve ser seguido corretamente, para que não haja agravamento do quadro.
De modo geral, a sinusite é tratada com medicamentos – analgésicos, anti-histamínicos, antibióticos e corticoides. Porém, quando a sinusite é causada por alguma disfunção de estruturas nasais, pode ser necessária a cirurgia.
COMO FUNCIONA A CIRURGIA PARA SINUSITE?
A cirurgia consiste em corrigir os defeitos anatômicos ( desvios de septo, conchas nasais grandes , remoção de pólipos , obstrução de óstios sinusais ) promovendo a higiene sinusal e o restabelecimento da passagem do ar pelo nariz e a livre ventilação das cavidades paranasais.
Estas cirurgias exigem muito treinamento e devem ser realizadas por especialistas otorrinolaringologistas com a utilização de videocirurgia e equipamentos adequados. Dentre eles há uma opção que traz mais benefícios e conforto a quem precisa tratar a sinusite por meio de uma operação nasal: a cirurgia a laser, com laser de diodo, que traz uma série de vantagens ao paciente, desde maior precisão durante o processo cirúrgico até um pós-operatório muito mais confortável se comparado ao processo tradicional.
Nas cirurgias nasossinusais, os benefícios no pós-operatório são mínima necessidade de tamponamento nasal; menor risco de sangramento nasal; e menor trauma cirúrgico. A duração de uma cirurgia com o uso do laser também costuma ser mais rápida em virtude do baixo sangramento, o que propicia visualização melhor quando utilizamos a videocirurgia, e o paciente recebe alta mais rapidamente.