Fone de ouvido: como usar sem prejudicar a audição?
O uso de fones de ouvido está cada vez mais presente no dia a dia de muitas pessoas: desde os mais jovens aos adultos, o dispositivo está sempre por perto, seja para ouvir música durante uma viagem ou nas atividades físicas, ou até mesmo para ouvir palestras e cursos. O que muita gente não se dá conta é que o uso constante dos fones de ouvido pode prejudicar a audição de forma séria e muitas vezes até permanente. Por isso, reunimos nesse conteúdo algumas dicas para evitar problemas graves com o uso constante dos fones.
Mas não se preocupe: você não vai precisar deixar de utilizar os fones para ter uma audição saudável. Basta apenas utilizar da forma correta!
– comece colocando o fone no volume mais baixo e vá aumentando aos poucos. Dessa forma o seu sistema auditivo vai se preparar para receber o som. Se fizer ao contrário, colocando diretamente o som no volume mais alto, o sistema entrará em fadiga, o que deixa seu ouvido desprotegido.
– opte pelos fones em formato de concha. Eles abafam melhor o som externo e, como consequência, você não precisará colocar o volume mais alto para escutar o som com melhor qualidade.
– não ultrapasse o volume do aparelho a 80% da potência total.
– evite ficar mais de uma hora seguida com fones de ouvido.
– faça um teste: peça para uma pessoa ficar ao seu lado enquanto você estiver ouvindo música com fones de ouvido. Se ela conseguir escutar o som que vem do seu fone, esse é um sinal para você reduzir o volume.
Importante: ao perceber qualquer tipo de ruído ou incômodo no ouvido após o uso constante dos fones, procure um otorrinolaringologista.