Cirurgia a laser

Os benefícios da cirurgia a laser de diodo na otorrinolaringologia

As operações nasais são bastante comuns em pessoas de todas as idades, seja pela necessidade de corrigir algum problema ou simplesmente pelo desejo de mudar a estética. Uma maneira de tornar esse procedimento mais rápido e menos invasivo é com a cirurgia a laser. O laser de diodo oferece uma série de vantagens ao paciente, que vão da maior precisão durante o processo cirúrgico a um pós-operatório muito mais confortável se comparado ao processo tradicional.

 

Quais as cirurgias possíveis com laser de diodo?

A aplicação do laser de diodo é possível no tratamento cirúrgico de doenças como a papilomatose laríngea, no tratamento de pólipos causados por lesões fono-traumáticas e dilatação de vasos sanguíneos das cordas vocais (vaculodsgenesias). Também é um importante aliado nas cirurgias bucais por ter menor sangramento e melhor cicatrização. 

Nas cirurgias nasossinusais os benefícios no pós-operatório são: mínima necessidade de tamponamento nasal, risco reduzido de sangramento nasal e menor trauma cirúrgico. A duração de uma cirurgia com o uso do laser também costuma ser mais rápida em virtude do baixo sangramento, o que propicia visualização melhor quando utilizamos a videocirurgia.

Pessoas que sofrem com ronco também podem se utilizar dos benefícios do laser de diodo. Ele pode ser aplicado na região submucosa do palato e da úvula para reduzir o volume destes tecidos e diminuir a resistência ao fluxo aéreo durante o sono.

 

Porque optar por uma cirurgia otorrinolaringológica a laser

A cirurgia com o uso de vídeo-cirurgia endoscópica associado ao laser de diodo foi desenvolvida e aprimorada nos últimos 18 anos com resultados adequados. O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, com anestesia geral e, normalmente, o paciente recebe alta no mesmo dia, saindo com curativos externos delicados.

As novas tecnologias empregadas garantem uma recuperação sem edemas nem necessidade de tamponamento. O paciente também não apresenta dor significativa, podendo retornar rapidamente às atividades do dia a dia. O pós-operatório é mais confortável sem comparado às cirurgias tradicionais, pois não necessita de oclusão nasal e tem mínima formação de edemas e hematomas.

Os curativos são retirados em torno de uma semana e o paciente pode retornar às suas atividades cotidianas. O COF – Centro Otorrinolaringológico de Florianópolis possui médicos especializados nesse tipo de procedimento. A cirurgia realizada em nosso centro conta com a tecnologia de laser de diodo. Isso significa que não há cortes por lâminas e o laser chega aos tecidos nasais através de uma fibra ótica muito fina e delicada.

 

Resumo das vantagens das cirurgias com laser de diodo

– menor sangramento

– menor trauma cirúrgico

– mínima necessidade de tamponamento nasal

– melhor cicatrização e recuperação

-menor tempo cirúrgico

-menor tempo de anestesia

-menor permanência no hospital

 

Continue acompanhando nosso blog para mais informações, notícias e dicas sobre Otorrinolaringologia.

 

Cirurgia a laser

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *